WWW.ABRINDOPAGINA.COM.BR - WHATSAPP 55 21 991315224 - TEL.: 55 21 3363-1097 - E-MAIL EDITORIAL@ABRINDOPAGINA.COM - NÃO HÁ LIMITE PARA FAZER LIVROS

03/10/2017


Quer ser autor de livros?

Então, leia este artigo e preste atenção às dicas que preparamos para você!



Quem gosta de escrever e tem o desejo de ser autor, certamente gostaria de saber como enviar originais para as editoras e quais os pré-requisitos que o mercado aprecia.
Se você tem curiosidade sobre o assunto, leia o artigo abaixo, escrito por Silvia Justino, gerente editorial da MC. Nele, Silvia compartilha informações preciosas que podem fazer toda a diferença na hora de submeter a sua proposta para avaliação. Tome nota! 
Você já deve ter ouvido que da inspiração nasce uma grande ideia e da transpiração sua concretização. É verdade... em parte. Quando o assunto é livro, outros elementos se juntam, em coro. Um deles, e arriscaria dizer o mais importante, é o leitor. Ninguém produz um texto para deixá-lo na gaveta, a menos que seja um diário pessoal, e mesmo esse não está com essa bola toda, hoje. É só dar uma espiada na web, com seus blogs, sites e redes sociais.
Então, se seu desejo é escrever, minha sugestão é que, antes de colocar a ideia em prática, reflita sobre o que vamos conversar a seguir. Comece por responder às seguintes perguntas: Por que quero publicar um livro? Que tema pretendo desenvolver? Como vou abordá-lo e aonde quero chegar? Quem é meu leitor? Que benefício essa leitura lhe trará? Estou preparado(a) para desenvolver esse tema?
Se já escreveu e pretende publicar, some a essas questões as seguintes: O foco de meu livro está adequado ao perfil editorial da editora pela qual eu gostaria de publicar? Por que ela o publicaria? Que diferencial meu livro apresenta em relação a outros de mesmo tema? Por que o leitor o escolheria na prateleira da livraria?
Ao responder a essas questões satisfatoriamente, você terá andado meio caminho para publicar seu livro. A outra metade será definida por fatores intrínsecos à casa publicadora, pois cada uma tem seu processo de avaliação.
Se você gostaria de publicar na Mundo Cristão, aqui vão algumas dicas:
Como primeiro passo, envie-nos um projeto de sua obra (faleconosco_livroparaanalise@mundocristao.com) em que conste: tema principal, objetivo, público-alvo, diferencial em relação a outras obras de mesmo tema, sumário com breve descrição de cada capítulo, bibliografia e um breve currículo seu.
Mas fique atento(a). Se o projeto não apresentar todas essas seções, não poderemos considerá-lo, pois foi justamente pelo volume de obras que recebemos para analisar (e não damos conta!) que criamos esse mecanismo. Queremos dar a todo potencial autor a atenção que ele merece. Por isso é essencial que seja encaminhado primeiramente o projeto, e seja bem desenvolvido.
Ao analisarmos, consideraremos não apenas o conteúdo, mas também a adequação a nossa linha editorial e o tema em relação ao catálogo publicado e a publicar. Quando o projeto satisfaz essas características essenciais, aí, sim, solicitamos a obra completa para avaliação propriamente dita. O processo desse segundo passo começa com a leitura crítica dos editores. Se a obra atender às exigências editoriais, será apresentada ao conselho de publicação, composto por profissionais das áreas editorial, comercial, financeira e de comunicação, que discutirão a viabilidade de publicação, considerando as respectivas áreas de atuação.
Isso quer dizer que apresentar um bom conteúdo do ponto de vista editorial é fundamental, claro, mas não significa certeza de publicação. Critérios como adequação à missão e aos valores que professamos, quantidade de títulos com mesmo tema já publicados pela editora, ou no prelo, e viabilidade comercial e financeira fazem parte do “pacote” de pré-requisitos para publicação.
Dito isso, mãos à obra. Literalmente.

Silvia Justino
Gerente Editorial
Fonte: Mundo Cristão Editora

Nenhum comentário: